Igreja de São Francisco

Igreja de São Francisco

Sem dúvida enCantada. As curiosas gravuras pintadas nos tetos, as belas imagens nos azulejos portugueses e o maravilhoso brilho dos detalhes dourados esculpidos no interior da igreja são simplesmente fantásticos. Um passeio para ficar boquiaberto.

A portaria já mostra a grandiosidade dessa obra de arte. O teto apresenta uma imensa gravura pintada na qual a figura de uma mulher parece estar observando o visitante qualquer que seja o ângulo do qual a figura seja visualizada.

Passando da portaria existe um pátio quadrado, cercado da construção da igreja e do convento pelos quatro lados. As colunas que suportam o andar superior são ligadas por arcos, que dão um charme interessante à construção. As paredes que cercam esse pátio são totalmente decoradas por imagens em belos azulejos portugueses. Cada imagem é a representação visual de uma frase que está escrita em latim no próprio azulejo no topo de cada imagem e traduzida para os ignorantes do século XXI em uma pequena placa escrita em português, inglês e espanhol.

A parte interna da igreja é o ponto alto da visita. Ela tem suas paredes totalmente revestidas por esculturas e pequenos detalhes em madeira todos dourados, o que confere um brilho fabuloso à parte interna do prédio. As imagens e esculturas de diferentes santos e anjos são em estilo barroco, exageradamente ricas em detalhes. O altar-mor é simplesmente lindo, os laterais, tão belos quanto. Interessantes as colunas dos altares laterais, cada uma traz a escultura de um homem na base da coluna, como se o homem estivesse carregando a coluna em seus ombros e suportando a igreja. É uma pena ser proibido fotografar no interior da igreja, mas as imagens ficam gravadas na memória.

O espetáculo “Som e Luz” é realizado em dias específicos no interior da igreja e traz iluminação especial e uma narrativa destacando detalhes dessa obra de arte.